O que são os selos de inspeção dos alimentos de origem animal?

Engasgo em crianças
3 de dezembro de 2016

O que são os selos de inspeção dos alimentos de origem animal?

Em setembro de 2017, durante o evento Rock in Rio, um restaurante descartou, aproximadamente, 100 quilos de queijos, seis mil linguiças e seis mil salsichas. Isso aconteceu porque os alimentos não possuíam registros para comercialização no município do Rio de Janeiro e por não apresentar o Selo de Inspeção Federal – S.I.F, que é obrigatório em carnes, pescados, ovos, frango, mel e todos os produtos de origem animal.

Além de atestar a qualidade dos alimentos, o selo nos rótulos garante ao consumidor que o fabricante seguiu os cuidados necessários durante as etapas de produção, como estrutura física adequada, procedimentos corretos de manipulação, conservação e higiene. Com isso, o produtor só pode apresentar S.I.F. nos produtos após inspeção dos fiscais do Ministério da Agricultura.

Nos estabelecimentos comerciais que utilizam matéria-prima de origem animal é imprescindível a compra de mercadoria com a devida procedência, através de fornecedores idôneos, que apresentam rotulagem adequada, selos de inspeção correspondente ao âmbito de atendimento territorial (SIF – Nacional ou Selo do Estado ou do Município).

Importante saber!
Após abertura do produto, deve-se seguir a validade indicada pelo fornecedor e manter as informações do selo de inspeção na embalagem original ou através de etiquetas adesivas, com as informações contidas no rótulo do produto.

Os comentários estão encerrados.